Itinerário de 6 dias

A Rota da Lã e da Seda: de Bolonha a Prato

A experiência

A Rota da Lã e da Seda: pelos Apeninos Toscano-Emilianos

A Rota da Lã e da Seda é um caminho que parte de Bolonha e chega a Prato.
O fio que une as duas cidades está ligado à tradição industrial têxtil.
O caminho nos permite aprofundar esse vínculo, seguindo evidências naturais e artificiais que falam desses tempos passados.
Em todas as duas obras hidráulicas símbolo da rota no Reno e no Bisenzio: o Chiusa e o Cavalciotto.

A Rota da Lã e da Seda está repleta de museus e locais dedicados à história dos teares: em Bolonha o Museu de Têxteis e Estofos “Vittorio Zironi”, em Vernio o MU. MAS. T Museu de Máquinas Têxteis, em Prato o Museu Têxtil, na antiga fábrica de Campoli, um excelente exemplo de recuperação da arqueologia industrial.

A rota serpenteia por caminhos ricos em história e tradições e caminhadas imersas na natureza selvagem dos Apeninos toscano-emilianos.
O tempo necessário para percorrer os 130 quilômetros é de 6 dias (a pé 6 etapas de cerca de 23 km).
Muitos estágios têm desvios que permitem que você encontre locais interessantes.
Por exemplo, em muitos lugares, a Rota da Lã e da Seda cruza a Linha Gótica: o caminho dá memória a muitos lugares de tristes lembranças ligadas aos confrontos ferozes da Segunda Guerra Mundial.

Este roteiro foi criado em sinergia com o “Smart Walking”, projeto de Davide Fiz que combina trekking e trabalho ágil, para desfrutar do turismo e trabalhar devagar, com uma mochila nos ombros e a vontade de descobrir o património histórico e naturalista dos nossos territórios!

Em comprimidos

Itinerário

Bolonha para Sasso Marconi

A Rota da Lã e da Seda começa no centro histórico de Bolonha, na Piazza Maggiore.
De lá, siga na direção de Due Torri e pegue a Via Oberdan (à esquerda) e siga-a até a vista do canal Reno.
Chegamos à Via Augusto Righi com uma parada na Via Piella, onde podemos ver a famosa janela do canal Moline e de lá a Via Indipendenza – Via dei Falegnami e Via Riva di Reno.

Depois da Via San Felice, você chega à Via della Grada (você verá a torre com uma grade de ferro para filtrar a água) e, depois de passar pelo “Moinho de Fiação” e pela usina, continue em direção à Via Martinez, uma avenida ciclopedonal, em direção a Casalecchio.

A Rota da Lã e da Seda sobe o canal ao longo da margem direita.
Atravesse a estrada Porrettana em direção à entrada do consórcio Chiusa e continue em direção ao oásis fluvial via Giordani – Prato Piccolo.
Suba as ruínas da antiga Chiusa do século XIV para admirar a incrível obra de Jacopo Barozzi, a Vignola, que ainda protege Bolonha das inundações do Reno.

Entre no Parco della Chiusa retornando novamente à Porrettana cruzando a placa vermelha e branca CAI 112 Via degli Dei.
Você caminha ao longo da avenida arborizada e contorna o Boccaccio, que aprisiona as águas do Reno e depois as descarrega no canal.
Uma grande parede contém a margem esquerda, com duas escotilhas equipadas com comportas para ajuste hidráulico, eliminação de lodo e cascalho e um sistema para descarga de água excedente no Reno.

Saindo do canal, caminhe em direção a uma floresta de várzea até uma grande ponte de ferro que permitirá cruzar o Reno na direção da esquerda.
Aqui, antigas pedreiras de areia têm sido usadas para obter pesca esportiva ou tanques de contenção de água para serem usados em caso de emergência.

Um túnel subterrâneo o levará por uma fábrica e, em seguida, o levará por uma avenida arborizada em direção à entrada norte do Palazzo de’ Rossi, um complexo renascentista formado pela vila, moinho, serraria e fábrica de papel movido pela força motriz do Reno.

Ao chegar ao cruzamento com a Via Ancognano, você encontrará o caminho CAI 112 – Via degli Dei, com o qual você compartilha o caminho até Sasso Marconi.
No cruzamento com a estrada provincial 37, continue em direção a Sasso Marconi à direita e, depois de passar por um portão de ferro, um edifício amarelo (os acessos ao Prati di Mugnano), os viadutos da autoestrada e a ponte sobre o Reno, você entra em Sasso Marconi.

Etapa 1: Bolonha – Sasso Marconi
Km 20 Altura máxima 230 acima do nível do mar
Tempo: 6 horas

De Sasso Marconi a Grizzana Morandi

Continuamos a Rota da Lã e da Seda.
Da praça da prefeitura, vire na Via del Mercato e chegue na Viale Kennedy.
Chegando à rotatória do monumento Marconi, atravesse a ponte sobre o Reno e siga em direção a Vado até a ponte sobre o Setta.
Depois de atravessar a ponte sobre o Setta, vire à esquerda na Via Sirano e, ao chegar à Casa Bergamini, pegue um chub até o cemitério de San Silvestro, onde você entra no caminho CAI 100.

Da igreja e cemitério de San Silvestro (onde chega a variante de Sirano – agora intransitável devido a um deslizamento de terra), abre-se uma cordilheira aberta e panorâmica com vista para as colinas e os prestigiosos vinhedos das colinas bolonhesas.
A 500 m de altitude, junção 128 do CAI, contorne a quinta La Volta e, ainda na CAI 100, chegue ao Monte Santa Bárbara (591 m).

Na localidade de Nuvoleto chega-se em 30 minutos a um cruzamento entre o sinal de trilho 100 em direção ao topo do Monte Sole (668m) e o sinal de trilho 100A, em direção à estrela de Monte Caprara (632m) onde se junta ao 100 que desce do Monte Sole e ao monumento dedicado ao Lobo e aos partidários da Estrela Vermelha.
Depois de passar pelas ruínas de Capraia di Sopra, chega-se a uma estrada de terra e depois a uma estrada pavimentada que leva a um importante cruzamento, um entroncamento entre os monumentos do memorial e o Centro de Visitantes Poggiolo.

Tomamos o caminho para San Martino – escola de paz Monte Sole – cemitério de San Martino e monumento a Don Giovanni Fornasini, o lugar onde cidadãos e instituições comemoram a Libertação todos os anos.
Após a junção para Concola e o monumento a Don Ferdinando Grande (Monte Termine), a vegetação muda e você pode ver o pinheiro silvestre, um núcleo nativo e protegido.

Mantenha as placas para Veggio e depois de cerca de 100 metros entre na floresta para subir ao Monte Salvaro (826m).
Nas laterais do caminho há um grande número de trincheiras, trincheiras, abrigos, testemunhas da guerra e dos confrontos entre os alemães e os Aliados.

No planalto encontramos uma cruz de ferro e um abrigo útil em caso de chuva.
Desça ao longo da linha do cume até uma densa floresta de zimbros e outros espécimes do matagal natural do parque e assim por diante até os portões de Grizzana Morandi.
Continue em direção ao Monte Pezza (752m) por uma trilha rochosa e atravesse as localidades de Cà la Fame e Cà la Sete pelo caminho 174.

Etapa 2: Sasso Marconi – Grizzana Morandi
Km 27 Altura máxima 1400 acima do nível do mar
Tempo: 8/9 horas

De Grizzana Morandi a Castiglione dei Pepoli

Terceira etapa da Rota da Lã e da Seda.
Da prefeitura, continue em direção a Stanco, uma vila do século XIV e continue na avenida de pedestres que corre ao lado do monumento em memória das 11 vítimas de 22 de julho de 44.
Ao chegar ao cruzamento para Tavernola, continue e chegue à localidade de S. Abramo, onde o caminho 100 entra em uma floresta de castanheiros e prados até os arredores de Collina.

Suba e contorne o lastro do Palazzo Vannini e, ao longo de uma estrada de cascalho, chegue ao topo do cume e depois desça e atravesse a estrada provincial 73.
subir em direção a Boscalto e um cruzamento de estradas que descem em direção ao vale do Rio Vezzano e ao centro de Burzanella.

A Rota da Lã e da Seda continua em direção à localidade de Matelle e, uma vez em La Latra, depois de passar por dois carvalhos centenários, chega-se a uma encruzilhada com uma majestade.
Pegue uma estrada de terra em direção a La Rocca e, depois de passar o riacho Lagacciolo, passe por alguns edifícios e entre em Burzanella.
Ao chegar à localidade de Bel Poggio, continue subindo em uma trilha de carrinho para cruzar o 039 na localidade de Il Logo.

Depois de deixar para trás um santuário votivo, você entra em uma floresta de talhadia até 930 metros do Monte Fontanavidola e Cà Terre Rosse.
Pegue o 031 para Castiglione dei Pepoli e passe loc. As paredes.
Depois da estrada asfaltada, siga por um caminho de terra batida que atravessa zonas agrícolas entre ribeiras e valas.
De Cà delle Vigne, você passa pelo riacho Brasimone, que também alimenta o Lago Santa Maria aqui.

Para chegar a Castiglione, a Via della Lana e della Seta continua em frente e você caminha ao longo de toda a orla do lago de Santa Maria, onde você pode parar para uma pausa e começar a subir ao longo do caminho CAI 031 até a localidade de Ca’ di Lenzi e depois continuar em direção a Castiglione.
Aqui vire à direita em direção ao centro da aldeia fica a cerca de 500 metros de distância.

Etapa 3: Grizzana Morandi – Castiglione dei Pepoli
Km 22 Altura máxima 1100 acima do nível do mar

De Castiglione dei Pepoli a Vernio

Continuamos a Rota da Lã e da Seda.
Partindo da Piazza della Libertà em Castiglione dei Pepoli (onde você pode admirar a Torre do Relógio), primeiro caminhe pela Via San Lorenzo, depois pela Via Saliciata e, finalmente, pela Via Manfredi.
Isso o levará ao cruzamento com a Via Dall’Olio, de onde você pode pegar o caminho CAI 035.

Isso o levará ao topo do Monte Bagucci, continuando por uma estrada florestal que leva ao Abetina e ao Refúgio Ranuzzi.
A partir daqui, você terá que mudar de caminho, caminhando ao longo do CAI 037 até Bagucci-Rasora-Spinareccia.

A Rota da Lã e da Seda atravessa uma ponte de madeira sobre o Rio Secco, continuando por uma trilha de mulas que o levará a Rasora, uma pequena vila tipicamente montanhosa.
Ao chegar à praça central, continue em direção às ruínas do Mulino della Sorgiva e atravesse a ponte de madeira sobre o Rio Fobbio, até chegar à estrada de terra que leva a Spinareccia.

Uma vez que chegamos a Storaia (antiga área fronteiriça entre o Grão-Ducado da Toscana e o Estado Pontifício) atravessamos a ponte sobre o rio e deixamos o caminho 027 que sobe para Tavianella, viramos à direita para seguir a direita orográfica do rio Setta em um caminho com alguns trechos curtos e impermeáveis até chegarmos a Montepiano.
Uma bela cidade rica em história e famosa por suas vilas.

Passe o entroncamento que leva de um lado à Abadia de Santa Maria e do outro à Igreja Matriz.
Aqui você terá que entrar na via Monsenhor Risaliti e, depois de contornar o cemitério e um estacionamento, continuar até o Passo della Crocetta.

A partir daqui, entre castanheiros, abetos e faias, continue a caminhar até ao entroncamento para o caminho CAI 58.
Neste ponto, mantenha-se à direita até chegar a Butia, depois Gorandaccio e finalmente San Quirico di Vernio.
Chegue à praça principal (onde você encontrará a antiga Câmara Municipal, uma capela e uma “exposição permanente” com o tema Linha Gótica) e, assim, a conclusão da etapa, no Circolo Arci Stella Rossa.

Etapa 4: Castiglione dei Pepoli – Vernio
Km 20 Altura máxima 800 acima do nível do mar

De Vernio a Vaiano

Com a quinta etapa da Rota da Lã e da Seda, você deixará para trás bosques e florestas de abetos, continuando sua jornada ao longo da cordilheira de Calvana, acidentada e rochosa, que outrora abrigou o leito do antigo Bisenzio.

Começamos nossa jornada partindo do Circolo Arci Stella Rossa, daqui seguimos em direção à Piazza San Lorenzo e depois à Via della Pioggia Alta e Via delle Soda.
Após o entroncamento para a fazenda Corboli, chegamos a outra, de onde tomaremos o caminho CAI 60 até a fazenda Cotone e, depois desta, até a localidade de Le Soda.

Neste ponto, pegue o caminho 20 para Dogana e, do cume de terra, chegue a Montecuccoli.
Continue na rota CAI 20 até o cruzamento com uma trilha de carroça que leva a Santo Stefano (um local de criação de ovelhas).
Aqui entramos oficialmente no território de Calvana, e continuamos a viagem passando por Poggio Montecuccoli, Poggio Brioli e Masso di Costa, entrando assim numa zona que tem pequenos reflorestamentos de pinheiros.

Assim que chegarmos ao Monte Il Prataccio, continuamos caminhando na mesma direção pelo caminho 46a, em direção a Vaiano.
Depois de passar o Fosso e a Fonte del Favo, o caminho desce do Passo della Croce entre arbustos e vassouras, chegando ao povoado de Sofignano.

O CAI 46 termina, mas bastará continuar pela Via di Sofignano para chegar ao povoado de Le Fornaci, onde outrora se produzia cal.
Neste ponto, pegamos a Via di Larciano, uma estrada de cascalho que serpenteia por muros de pedra seca, vinhedos e sebes.
Ao chegar ao cruzamento com a Via di Moschigiano, vire nessa direção para chegar ao povoado de Vaiano, onde você poderá admirar a antiga Abadia de San Salvatore e o museu dedicado ao processamento da lã.

Etapa 5: Vernio – Vaiano
Km 21 Altura máxima 1000 acima do nível do mar

De Vaiano a Prato

Última parada na Rota da Lã e da Seda.
Da praça do município de Vaiano, caminhe pela Via Alessandro Vannoni até a Via Fratelli Rosselli.
Continue em direção à estação e depois pegue a via Borgonuovo, depois a via Bronia e novamente a via di Sofignano, até a Villa di San Gaudenzio.

Continue pela estrada ascendente até Le Mura e, depois de cruzar uma área montanhosa suave, você chegará a Collisassi.
A partir daqui, uma trilha de carrinho o levará a Le Cave e depois ao Passo della Croce, de onde você pode retomar o caminho CAI 20 que continua ao longo do cume de Calvana em direção ao Monte Maggiore.

Você deve então continuar na rota 40, que entra no vale do Rio Buti, onde você pode observar 5 cavernas horizontais com nascentes cársticas.
Começamos agora a descida em direção ao fundo do vale na Via di Valibona, em direção ao Cavalciotto di Santa Lucia (uma obra que servia para transportar as águas do Bisenzio para a cidade, permitindo o desenvolvimento das atividades de moinhos e fábricas).

A partir daqui, atravessamos uma ponte metálica sobre o Bisenzio e depois continuamos na ciclovia que, pela Porta Mercatale, nos levará à Piazza Duomo em Prato.

Etapa 6: Vaiano – Prato
Km 22 Altura máxima 900 acima do nível do mar
Tempo: 7/8 horas

Deixe imediatamente

Deixe-se guiar na sua jornada rumo às Raízes

Não perca a oportunidade de explorar os locais que marcaram as suas origens, solicite um roteiro à sua medida sem compromisso.